10 Livros indispensáveis para ser um bom gestor de projetos em 2024

10 livros imperdíveis gestores

Se há algo que assume um papel crucial no progresso empresarial e que está no núcleo de operações bem sucedidas é a gestão de projetos.

À medida que o ano de 2024 se aproxima, a complexidade e a velocidade dos projetos vai aumentando, fazendo com que a responsabilidade e a exigência dos gestores cresça na mesma medida, cabendo-lhes a absorção de conhecimento relacionado com estratégias e ferramentas distintas daquelas que já tinham implementado.

Neste cenário dinâmico, a procura pelos melhores recursos de aprendizagem é, por isso, essencial. Assim, este artigo mergulha no universo da literatura relacionada com gestão de projetos, explorando 10 melhores livros que prometem oferecer perspetivas cruciais, estratégias inovadoras e soluções práticas para os desafios contemporâneos.

No fundo, este artigo encaixa que nem uma luva para quem é experiente na área e procura aprimorar os seus métodos, mas também em profissionais que se estão a iniciar nesta área. Para esse efeito, deixamos 10 livros indispensáveis, na nossa óptica!

 

Project Management: Absolute Beginner’s Guide

 

Este livro figura entre os melhores para quem está a começar a sua aventura no campo da gestão de projetos.

Com efeito, aborda de maneira abrangente todos os conceitos essenciais que um gestor de projetos deve assimilar, desde a fase de planeamento e controlo até à transição para práticas de gestão.

A quarta edição deste livro foi cuidadosamente preparada e incorpora ferramentas mais recentes e populares de gestão de projetos em rede (o Asana é uma ótima ferramenta, como sabem os nossos clientes).

 

Project Management for Non-Project Managers

 

O nome do livro fala por si. A proposta desta obra é encorajar todos os gestores funcionais a entrar pelo complexo universo da gestão de projetos, dotando-os de habilidades fundamentais necessárias, tais como estruturas de divisão de trabalho, métodos para gestão de riscos, elaboração de relatórios de desempenho, técnicas de análise de negócios, entre outras ferramentas

 

Be Fast or Be Gone: Racing the Clock with Critical Chain Project Management

 

Para quem gosta de ler romances, este livro pode ser bastante útil.

Neste livro aborda-se a Gestão de Projectos de Cadeia Crítica (CCPM) através de duas personagens – Mike Knight e o respetivo filho, Tim.

Quando Tim é diagnosticado com uma forma rara de cancro no cérebro, Mike despede-se do seu emprego para ajudar uma empresa farmacêutica a lançar mais rapidamente no mercado a única solução conhecida para o cancro, utilizando precisamente a CCPM.

No fundo, a gestão de projetos ganha aqui a versão de super-herói… ou não. Não vamos dar spoilers!

 

Project Management Case Studies

Este é um bom livro para quem procura exemplos. Afinal, contem estudos de caso de empresas como Disney, Airbus ou os próprios Jogos Olímpicos.

Uma vez que os estudos de caso são essenciais para quem gere de projetos, este livro oferece uma oportunidade única de experienciar a gestão de projetos em algumas das empresas de maior visibilidade em todo o mundo.

Esta quinta edição do livro também se centra nas metodologias Agile e Scrum.

 

Agile Project Management with Scrum

 

E por falar em Scrum, eis um livro focado nessa temática. Escrito pelo co-criador do Scrum, neste livro é possível ter uma introdução a todas as regras e princípios desta metodologia através de exemplos.

Será possível entender, por exemplo, como se podem escalar projetos e resolver questões complexas na gestão de projetos utilizando o Scrum.

Também será possível perceber o que é o Capability Maturity Model (CMM) e respectivas práticas.

 

Making Things Happen: Mastering Project Management

 

Embora focado particularmente na indústria do software, dado que é baseado na experiência do autor enquanto gestor de projetos no Internet Explorer, Windows e MSN, este livro permite entender mais sobre gestão de projetos.

Não se pode dizer que haja exemplos de métodos propriamente dito, mas a forma como está escrito permite um entendimento fácil do mesmo.

 

Epiphanized: A Novel on Unifying Theory of Constraints, Lean, and Six Sigma

 

Este livro está focado no TOC (Theory of Constraints) e mostra como um gestor de projeto a pode usar para aumentar a produtividade da sua organização, demonstrando formas de implementação desta metodologia.

Além do TOC, há também uma abordagem às metodologias Lean e Six Sigma.

 

The Agile Mind-Set: Making Agile Processes Work 

 

Neste livro é possível ter uma introdução ao método Agile em gestão de projetos. Com efeito, dá importantes insights relativamente às melhores práticas e ferramentas a usar nesta metodologia e aforma como pode ser utilizado.

Também será possível entender tudo sobre os 4 pilares da metodologia Agile – colocar as pessoas à frente de quase tudo.

 

The Lazy Project Manager: How To Be Twice As Productive And Still Leave The Office Early

 

À semelhança do livro Epiphanized, também se fala sobre as metodologias TOC, Lean e Six Sigma. 

É um livro para gestores de projeto com alguma experiência e tem, incluida, uma abordagem ao célebre princípio de Pareto, que sugere que 80% das consequências vêm de 20% das causas.

 

Advanced Multi-Project Management: Achieving Outstanding Speed and Results with Predictability 

 

Este livro oferece-nos uma abordagem avançada de gestão de projetos para concluir projetos mais rapidamente e aumentar o número de projetos executados utilizando os mesmos recursos.

Também se poderá aprender a controlar o fluxo de projetos ativos, a implementar uma reserva estratégica, a permitir uma execução mais rápida e a recuperar projetos perdidos.

Leave A Comment