Informação, entretenimento e mensagens chegam-nos através de diferentes canais e fazem-nos perder o foco. Quando o perdemos, demoramos demasiado a recuperar “o fio à meada”. Dra. Sahar Yousef e Dr. Michael Gervais abordam as 5 capacidades fundamentais de pessoas altamente produtivas que conseguem bloquear distrações. No artigo de hoje abordamos estas 5 características da elite produtiva.
A Dra. Sahar Yousef, neurocientista cognitiva e professora na Haas School of Business da UC Berkeley e o Dr. Michael Gervais, psicólogo de alto desempenho, cujos clientes incluem recordistas olímpicos, músicos internacionalmente aclamados e CEOs da Fortune 50, em entrevista para o Asana Blog, abordaram as 5 capacidades fundamentais para pessoas altamente produtivas. Ao tomar consciência destas pode tornar-se parte da elite produtiva.
De acordo com o estudo Anatomia do Trabalho, 2021, os trabalhadores “saltam”, em média, entre 10 aplicações, 25 vezes por dia, prejudicando a atenção e a produtividade! E mais, quando um trabalhador se distrai demora uma média de 25 minutos a voltar a concentrar-se.
Para além de alarmantes, estes dados impõe desafios acrescidos quer às organizações, nomeadamente à sua fora de gestão, quer aos colaboradores que vão acabar por se sentirem perdidos e assoberbados. Afinal, com tantas aplicações, canais e informação, como é que alguns conseguem estar focados e cumprir objetivos e outros se perdem no caminho?
5 Capacidades da Elite Produtiva
A resiliência – a principal capacidade racional da produtividade, que está presente nos indivíduos que fazem parte da elite produtiva. Estas pessoas aprenderam ferramentas que lhes permitem motivar-se a si próprios, gerando uma força motriz que ajuda a lidar com dificuldades.
A agilidade – a adaptação ao imprevisto, sobretudo em ambientes de alta tensão, é outra habilidade da produtividade comum aos que atingem e superam objetivos.
A disciplina – o empenho e compromisso são fundamentais em pessoas produtivas.
A imaginação – perspectivar o futuro tem um poder fundamental para controle da mente e aumento da produtividade. Se antes de executarmos a ação primeiro pensamos nela e como vamos executá-la, poupamos tempo e recursos, tornando-nos mais produtivos.
“Pessoas com performances elevadas conseguem imaginar como será o seu futuro.” – Dr. Michael Gervais
O Foco – o nosso cérebro tem uma alta capacidade de focar, mas não de ser multitarefa como explica a Dra. Sahar Youseff: “Quando digo que a multitarefa é um mito, estou a referir-me ao facto de o cérebro humano ser, de facto, uma máquina de focalização. Temos uma certa capacidade cognitiva e uma certa dose de atenção. É um recurso precioso, porque é finito.”
Adoptar Capacidades Produtivas
Se ainda não reparou, há um denominador comum a todas estas as 5 características – resiliência, agilidade, disciplina, imaginação e foco – que é o facto de não serem inatas, mas sem aprendidas e treinadas. Se até agora usou a desculpa de que não é produtivo porque não nasceu assim, pois bem, ninguém nasce, por isso terá de arranjar outra desculpa!
O grande segredo para aumentar a produtividade é conseguir reorganizar a nossa capacidade de consciencialização, ou seja, aperceber-se:
- de onde está;
- do que o rodeia;
- para onde quer ir;
- como o vai fazer.
Assim, aumentar o estado de consciência de onde se estamos e para onde vamos é fulcral e isto treina-se! Comece por organizar o seu mundo exterior para que possa estar mais frequentemente no momento presente e experimentar o potencial que está a perder…
Somos suspeitos, mas o Asana é uma das principais ferramentas que lhe permitem esta organização. Fale connosco!