2020 e 2021 forçaram milhares de organizações a adaptarem-se ao novo contexto. Neste processo, a sustentabilidade financeira do negócio tornou-se prioritária e o bem-estar dos colaboradores sofreu um duro golpe. Assim, em 2025, o trabalho da gestão de RH será vital para a manutenção do bem-estar dos indivíduos.
As 5 tendências que hoje apresentamos vão ajudar os líderes de equipa e os gestores de recursos humanos a priorizar e a focar no mais importante capital de cada empresa – as pessoas.
Empatia Genuína
Serem bem pagos, terem regalias de acordo com o esforço e boas condições no local do trabalho são importantes, mas não são prioridade para os indivíduos, que exigem interações em vez de transações.
“Ao não entenderem que os funcionários estão a fugir e para onde podem gravitar, os líderes estão a colocar os seus próprios negócios em risco.”
Há dezenas de ações que pode implementar para maximizar a sensação de pertença e estar à altura das expectativas dos colaboradores. Contudo, a mais importante dica é que a abordagem seja genuína.
Mudanças Estratégicas
Um estudo recente demonstra que 51% dos supervisores reporta “fatiga da mudança” como um sintoma das suas equipas.
A capacidade de mudar, de estar à frente da curva da inovação e de adotar as melhores práticas está no nosso ADN. Contudo, sabemos reconhecer que nem todas as tendências se adaptam ao seu contexto, ao perfil da sua equipa e aos seus métodos de gestão.
Além disso, as mudanças devem ser ponderadas e implementadas de forma profissional e não como “tentativa-erro”.
Mais check-ins e Feedback Contínuo
Millennials e Geração Z exigem mais transparência e feedback significativo. De facto, 60% de colaboradores da Geração Z pede check-ins semanais para melhorar continuamente.
Responder de forma reativa no quotidiano é mais oportuno e, logo, aumentará a motivação dos indivíduos, que se sentirão envolvidos e ouvidos.
Plataformas como o Asana, que permitem ampliar o fluxo de comunicação e maximizar o feedback são essenciais para responder a esta tendência de gestão de equipas para 2025.
Queda dos Inquéritos de Satisfação Anuais
No seguimento do ponto anterior, uma vez que os colaboradores pedem feedback constante, os típicos inquéritos de satisfação anuais tornam-se ultrapassados.
“95% dos gestores estão insatisfeitos com as forma como as empresas efetuam as avaliações de desempenho”
Em vez de esperar pelo final do ano para pedir feedback, faça-o semanalmente, de forma verdadeira, e use a informação recebida para melhorar.
Métodos e Formatos Híbridos
Quer pelo contexto pandémico, quer pela natural evolução dos negócios, há cada vez mais heterogeneidade nos métodos de trabalho. Atualmente o trabalho é ágil, o que significa que as pessoas estão em diferentes projetos e equipas em simultâneo. Ao invés, grande parte das organizações têm estruturas hierárquicas rígidas e antiquadas e, por isso, não consegue dar resposta.
Assim, os gestores de equipa e de RH terão de conseguir equilibrar trabalho remoto, trabalho em múltiplas localizações e presencial.
Mas, fica ainda mais complexo, há ainda a necessidade de combinarem diferentes metodologias de organização, nomeadamente, ágil, waterfall e híbrido.
Estas necessidades vão exigir investimento de tempo em planeamento e plataformas que apoiem o trabalho dos colaboradores.
As 5 tendências para gestão de Equipas em 2025 são a base para criar um plano de ação para 2025, com objetivos claros.
Pense em apoiar a sua Equipa a todos os níveis. Se precisar da nossa ajuda, estamos ao dispor para ajudar a manter um ambiente organizacional saudável.