emails e mensagens por ler

Uma equipa é um organismo vivo, composta por pessoas diferentes, no caráter, nas capacidades, nos papéis que desempenham e nos objetivos. Encontrar o equilíbrio entre a máxima produtividade, a eficiência e o bem-estar de todos os elementos de uma equipa não é simples.

Hoje contamos-lhe 6 temas que não acontecem em equipas produtivas.

 

Não têm reuniões desnecessárias

Juntar pessoas, física ou digitalmente, é importantíssimo para desbloquear processos, clarificar informações, criar sinergias e manter o fluxo de informação. Ainda assim, demasiadas reuniões, quebram o ritmo de trabalho e dificultam o regresso às tarefas. 

 

Não são obcecados com emails

Se julgam que as equipas produtivas enviam dezenas de emails por dia e colocam outras dezenas de pessoas em cópia (CC), estão enganados! 

As equipas produtivas usam o email quando necessário e consultam a caixa de entrada regularmente. Nestes meios, privilegiam-se ferramentas que facilitam o trabalho, ao invés de enviar emails que, na verdade, ninguém lê!

 

Não discutem sobre responsabilidade

Visto que os papéis de cada elemento da equipa são claros para todos, não surgem questões sobre de quem é a responsabilidade. A delegação de cada tarefa é quase orgânica por isso funcionam tão bem. 

 

Não se evitam

Choques de personalidades e fofocas são dois fatores comuns de fricção entre membros de pseudoequipas – não podemos chamar equipas a grupos nos quais estes problemas acontecem!

Pior do que não ser produtivo, é ser destrutivo. Assim, uma verdadeira equipa está focada no trabalho e, mais, cria momentos para socializar depois do trabalho.

Não se escondem 

Se há problemas, dúvidas ou preocupações estas têm de ser apresentadas e discutidas. 

Nem sempre a falta de honestidade é propositada. De facto, esta tende a acontecer em grupos onde há medo de exposição. Equipas produtivas criam um ambiente confortável para a partilha, no qual todos são ouvidos.

 

Não acham que sabem tudo

Pedir ajuda, fazer pesquisa, contratar especialistas, debater, fazer brainstormings são ações normais em equipas que funcionam.

 

Não despacham

Saber parar não é perder tempo, pelo contrário, é um investimento que pode maximizar a produtividade. 

Quando uma equipa é produtiva sabe quando é necessário estender uma reunião para reforçar uma ideia; parar para beber um café ou mesmo marcar uma cerveja depois do trabalho. Tudo tem o seu tempo e, quando organizado, há tempo para tudo.

As equipas não se tornam produtivas por uma questão de sorte ou de humor, há esforço de todas as partes. 

Se quiser saber mais contacte-nos.