Saiba como conectar equipas ao trabalhar remotamente

trabalhar remotamente conexão e gestão

Trabalhar remotamente pode ser um desafio, mas é, mais do que isso, uma oportunidade para flexibilizar o trabalho e para aproveitar sinergias.

Nos últimos anos, muito provavelmente devido à pandemia, temos visto uma mudança significativa na forma como as empresas operam e na maneira como os profissionais executam as respectivas tarefas.

Com efeito, é cada vez mais comum ver empresas a organizar-se em trabalho remoto,  impulsionado por avanços tecnológicos e uma procura significativa por flexibilidade. Podemos afirmar, aliás, que se tornou uma realidade para milhões de pessoas em todo o mundo. O que antes parecia um sonho distante para muitos profissionais, hoje é uma opção viável e, é justo dizê-lo, desejável.

Afinal, trabalhar remotamente oferece uma série de benefícios que não só chegam aos funcionários, mas também às  empresas. A flexibilidade de horários, a eliminação do transporte, com tudo o que isso acarreta, e a oportunidade de criar um ambiente de trabalho personalizado são apenas algumas das vantagens que atraem cada vez mais pessoas e empresas para essa nova forma de trabalho. Contudo, de forma a que o trabalho remoto seja verdadeiramente eficaz, é fundamental saber como ligar equipas dispersas em pontos geográficos distintos.

Sendo a conectividade o pilar de uma equipa de sucesso, independentemente de sua localização física, é importante que este fique assegurado.

Apesar do trabalho remoto apresentar desafios únicos, como eventuais fusos horários diferentes e a falta de interações pessoais cara a cara, existem estratégias eficazes para superar essas barreiras e manter a comunicação e a colaboração imunes a estes obstáculos.

Com efeito, neste artigo, exploraremos algumas das melhores práticas para conectar equipes ao trabalhar remotamente. Desde o uso de ferramentas e plataformas de comunicação modernas até à promoção de um ambiente virtual de trabalho colaborativo (o Asana é particularmente importante nesse sentido), oferecemos insights que, acreditamos, serão valiosos para facilitar a conexão entre colegas e impulsionar a produtividade em equipas remotas.

Assim, se o leitor estiver prestes a adotar o trabalho remoto ou se fôr um gestor de projetos que procura maximizar o potencial de uma equipa distribuída por vários locais, este artigo dar-lhe-á informações essenciais para que fique mais próximo do sucesso.

Assim, exploraremos juntos as melhores maneiras de ligar equipas e aproveitar ao máximo as vantagens do trabalho remoto nesta nova era de trabalho flexível.

trabalhar em casa mundo trabalho

Comunicação é chave… em todas as relações

Um dos principais desafios no trabalho remoto passa por manter uma comunicação clara e eficiente entre todos aqueles que pertencem à sua equipa. A utilização de ferramentas de comunicação online, como aplicativos de mensagens instantâneas e videoconferências, para manter todos atualizados sobre projetos, metas e prazos é algo que não pode faltar.

Será fundamental estabelecer horários regulares de reuniões virtuais para garantir que todos estão alinhados, abrindo espaço para que se possam discutir ideias, fazer pontos de situação e resolver problemas.

 

A opacidade é inimiga da perfeição

A transparência é fundamental para ligar equipas remotas. Compartilhar informações relevantes sobre a empresa, projetos e metas para manter todos informados e engajados é fundamental neste sentido. Assim, é importante criar canais de comunicação abertos, onde os membros da equipa possam colocar questões, expressar eventuais preocupações e até sugerir outras formas de organização. No fundo, dar voz a cada um dos colaboradores.

Ao promover esta cultura de transparência, estimular-se-à a confiança e a colaboração entre os membros de toda a equipa, independentemente do local onde possam estar situados.

 

Utilize ferramentas de colaboração online… como o Asana

O Asana é um meio muito útil para todos aqueles que procuram trabalhar à distância. Ainda assim, há outra ferramentas online disponíveis para facilitar a colaboração em equipas remotas.

Plataformas de partilha de arquivos, como Google Drive ou Dropbox, permitem que os membros de cada equipa acedam e editem documentos em tempo real. Por outro lado, as ferramentas de gestão de projetos, como … o Asana, ajudam a organizar tarefas, atribuir responsabilidades e acompanhar o progresso de cada projeto.

Ao utilizar estas ferramentas, fica mais próximo de assegurar que todos estão na mesma página, ao trabalhar de forma colaborativa, independentemente do sítio a partir do qual trabalham

 

A Interação Social é como um músculo – deve ser estimulada

Apesar do trabalho remoto poder trazer flexibilidade, não se podem ignorar os riscos de se criar uma sensação de isolamento.

É importante incentivar a interação social entre os membros da equipa, mesmo que à distância. 

Guarde algum tempo para conversas informais durante as reuniões virtuais, como compartilhar experiências pessoais ou interesses em comum. Considere a possibilidade de organizar eventos virtuais, como happy hours virtuais ou jogos online, para promover o relacionamento interpessoal.

Estas interações sociais fortalecem os laços entre os membros da equipa, ajudam a construir um sentido de comunidade… e potenciam o equilíbrio entre a vida dentro e fora do trabalho.

 

Expectativas claras como água

Para trabalhar de forma remota, é crucial para que se possam estabelecer expectativas claras em relação a prazos, metas e disponibilidade.

Assim, é importante definir horários de trabalho consistentes e comunicá-los à equipa de forma a garantir que todos estão cientes de quando é que cada um pode contar com o outro. Estabeleça prazos realistas e compartilhe-os com antecedência, permitindo que os membros da equipe façam um planeamento adequado. Ao traçar expectativas claras, evitará mal-entendidos e há uma maior probabilidade de manter toda a gente alinhados em relação ao propósito comum.

Agora que tem noção daquilo que pode fazer para maximizar o trabalho de equipas que trabalham remotamente, só precisa de dar mais um passo – contactar a Task and Flow para o ajudar a trilhar o caminho para o futuro do seu negócio.

O Asana será importante nesse sentido – não só melhora a comunicação entre equipas remotas como permite a definição clara de objetivos além de abrir espaço para que o trabalho fique centralizado nas tarefas de cada utilizador.

Leave A Comment