Tecnologia é Aliada do Desenvolvimento Pessoal com Tereza Moura

Tecnologia e Desenvolvimento Pessoal

Ser produtivo é muito mais do que apenas cumprir tarefas! É sobre otimizar o tempo para alcançar objetivos da melhor forma possível.

“Ser produtivo é simples, é conseguir aproveitar o seu tempo da melhor maneira possível para alcançar aquilo que se deseja. Mas, como fazemos se temos tantas tarefas e compromissos, sem contar as inúmeras distrações e interrupções que temos ao longo das 24 horas?”

Neste sentido, a tecnologia tem um desempenhado e um papel fundamental na abordagem e na ajuda do indivíduo a alcançar o seu potencial máximo. Novos hábitos e técnicas devem ser construídas e é indispensável o uso da tecnologia como aliada na administração eficaz do tempo.

Tereza Moura, a especialista em Pedagogia Empresarial e Coach em produtividade, questiona como é possível encontrar equilíbrio num mundo repleto de distrações e desafios?

Desde a sua formação em Educação em Valores Humanos, Tereza sempre teve o desejo de contribuir para o desenvolvimento das pessoas que a rodeiam. Ao longo dos anos, especializou-se em Pedagogia Empresarial e descobriu a sua paixão pelo coaching. Isto levou a tornar-se uma mestre no assunto, com certificações em Personal & Professional Coaching, PNL e um MBA em Coaching.

O seu compromisso em ajudar os outros a atingir o seu pleno potencial a levou a criar programas como o MOVE – Método para uma Vida Extraordinária e a Mentoria Plano de Vida, os quais têm impactado positivamente a vida de milhares de pessoas.

Impacto das Inovações Tecnológicas na Abordagem da Produtividade e Coaching

Numa entrevista exclusiva à Task and Flow, Tereza compartilha como a pandemia do Covid-19 a forçou a adotar novas formas de trabalho, levando-a a criar cursos online e incorporar tecnologias como o Google Calendar, Asana e Trello no seu método de ensino. Enfatiza como a tecnologia não apenas facilitou a comunicação com seus clientes, mas também permitiu que alcançasse um público global, sem fronteiras físicas.

“Tive a necessidade de adaptar-me rapidamente às mudanças e percebi que a tecnologia poderia ser uma aliada poderosa nesse processo. A transição para o ambiente online não apenas expandiu meu alcance, mas também tornou o coaching mais acessível e conveniente para meus clientes.” – Tereza Moura

O Papel das Ferramentas Digitais no Sucesso de seus Programas

Tereza destaca que as ferramentas digitais, como o Google Calendar, o Asana enquanto gestor de tarefas e os mapas mentais, tiveram uma grande importância no sucesso dos seus programas. Ajudam os alunos a organizar as suas tarefas, gerir os seus horários e a visualizar os seus objetivos, contribuindo significativamente para um progresso e transformação pessoal.

“As ferramentas digitais são como assistentes pessoais, capacitando os meus alunos a tornarem-se mais organizados, focados e eficientes nas suas vidas pessoais e profissionais.”

Facilitar o acompanhamento individual dos clientes com tecnologia

Ao partilhar exemplos concretos, Tereza mostra como a tecnologia tem facilitado o acompanhamento individual dos seus clientes, permitindo uma comunicação eficaz e um suporte contínuo, independentemente da localização geográfica. Enfatiza como essa proximidade tem um impacto positivo no alcance das metas e objetivos pessoais e dos seus clientes.

“A tecnologia permite que eu esteja presente na jornada de cada cliente, oferecendo suporte e orientação em tempo real. Isso cria um ambiente de confiança e colaboração, essencial para o sucesso do coaching.”

Saiba mais >>> 7 Atitudes que Todo Gestor de Projetos Deve Evitar

O Potencial da Tecnologia na Promoção do Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal

Desenvolvimento pessoal e profissional

A especialista discute o papel crucial da tecnologia na promoção do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, destacando o acesso a cursos online, redes sociais e ferramentas de auto monitoramento como exemplos de como a tecnologia transforma a forma de como aprendemos e crescemos.

A tecnologia não só facilita o acesso a recursos educacionais, mas também oferece plataformas para autorreflexão e crescimento pessoal. Cursos online, disponíveis em plataformas como Coursera e Udemy, permitem que os indivíduos adquiram novos conhecimentos e habilidades ao seu próprio ritmo. As redes sociais, por sua vez, possibilitam que comunidades partilhem ideias e experiências, ampliando a perspetiva pessoal.

O desenvolvimento da inteligência artificial abre novas fronteiras, fornecendo recomendações personalizadas de aprendizagem e crescimento. O impacto e a transformação contínuos proporcionam oportunidades sem precedentes para o autoconhecimento e o desenvolvimento individual.

Visão Geral do Método MOVE

Segundo Tereza, o Método para uma Vida Extraordinária (MOVE) é uma abordagem holística que visa promover uma vida mais produtiva e satisfatória, equilibrando aspetos pessoais e profissionais. Dividido em quatro etapas representadas numa pirâmide, MOVE começa com a organização, ensinando os alunos a gerir os seus pensamentos, compromissos e projetos com base no sistema GTD (Getting Things Done).
Em seguida, passa para a etapa do autoconhecimento, onde os alunos definem valores, missão pessoal e visão. A terceira etapa é o planeamento, onde são estabelecidas metas SMART e é elaborado um plano de ação. Por fim, a etapa da ação enfatiza a importância da consistência, da não procrastinação e do foco nas prioridades.

Tereza destaca também que, “estamos a viver a cultura do urgente e isso deixa as pessoas a agir constantemente e cheias de obrigações e demandas que se atropelam justamente por não se organizarem, não se conhecerem e não planear. É urgente entendermos que quando desperdiçamos o nosso precioso tempo com distrações, deixamos de viver o extraordinário. Portanto, se deseja alcançar uma vida extraordinária, antes de entrar em ação, precisa de fazer a gestão eficaz do seu tempo, começando por organizar-se, depois conhecer e planejar para, por fim, agir com consistência, focado nas suas prioridades.”

Leia mais >>> Aprenda a Gerir a sua Equipa de Freelancers em 2024

Em suma, a entrevista com Tereza Moura mostra-nos como a tecnologia está a transformar o campo do desenvolvimento pessoal e da produtividade, oferecendo novas oportunidades para o crescimento e a transformação. Por meio de sua experiência e uso inovador da tecnologia, Tereza continua a inspirar e capacitar indivíduos a alcançarem uma vida extraordinária.

Leave A Comment